Foto: Rawpixel

Ainda agora os miúdos estão a entrar de férias e já é possível ver muitos turistas a passear pelas nas cidades do velho continente. Todas elas têm muito para oferecer (praia, história, tradição, gastronomia…). Alguns destinos da Europa parecem ideais para esta altura do ano, em que o clima mais quente pede por um mergulho e alguns dias de férias em família.

1- Grécia

Nunca é demasiado cedo para ensinar história aos seus filhos, levando-os ao berço da humanidade. A capital, Atenas, é por isso um local de visita obrigatório, com o Partenon e a Acrópole à cabeça. Mais a norte tem também, a península de Pelion, com muitas vilas e praias. Santorini e Mykonos são dois dos maiores polos de atração de turistas.

2- Áustria

Pode parecer uma surpresa ou um equívoco, por ser opção sem praias, mas especialmente a capital Viena é convidativa para passar férias em família, durante o verão. Os seus palácios e ruas feitas com calçada portuguesa são uma paisagem bonita e cheia de história. Por lá, a pensar no divertimento de miúdos e graúdos, não se esqueça de visitar o Prater, que é um parque de diversões.

3- Suiça

Não muito longe do destino anterior, a Suiça também não é um destino para banhos. No entanto, mais uma vez, a sua capital Zurique, pode ser uma boa escolha para a família. As crianças podem gostar do medieval Altstadt (zona antiga) e das suas pontes levadiças e fontes numa arquitetura vetusta.

4- Itália

Voltamos para as sugestões com praias, próprias para o convidativo mergulho. Em particular, a região Marcas, cuja capital é Ancona, uma pequena cidade situada na costa Adriática. As suas praias têm várias falésias e grutas. A sua beleza, no entanto, pede um cuidado adicional com os mais novos e as suas brincadeiras.

5- Croácia

Bem perto, mas do outro lado do mar Adriático, a Dalmácia é uma das regiões mais visitadas da Croácia. As lindas praias, paisagens espetaculares e parques naturais, além uma ótima gastronomia são o melhor cartão-de-visita para uma viagem em família. O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é uma boa alternativa, se quiser fugir à cidade, embora Split seja rica em história. Dubrovnik é outro dos destinos turísticos mais concorridos na zona.

6- Inglaterra

Terminamos mais a norte, no Reino Unido, mais concretamente, em Inglaterra e na sua capital, Londres. De visita obrigatória em qualquer altura do ano, esta é uma cidade cheia de luzes e sons durante o verão, repleta de diversas atividades. Os mais novos podem gostar, sobretudo, dos seus muitos parques e em especial, se forem fãs de Harry Potter, vai ter de os levar aos estúdios da Warner Bros.