Rita Fonseca Silva, Nutricionista

A pele é o órgão maior do nosso corpo, formando uma barreira que nos protege do exterior.

A principal função da pele é prevenir a desidratação e proteger- -nos contra agressores externos (como bactérias, vírus e substâncias tóxicas).

Pele do bebé e pele de adulto

A pele do bebé, que à primeira vista parece perfeita, é, de facto, uma pele muito delicada. A sua estrutura é mais fina do que a pele de um adulto e a sua função de barreira é considerada ainda imatura, em constante desenvolvimento durante o primeiro ano de vida. Por tudo isto, a pele do bebé precisa de um cuidado extra.

Cuidados essenciais

Os cuidados com a pele do bebé ajudam a manter a função de barreira da pele. Manter uma pele saudável e hidratada é a chave para prevenir a entrada de vírus e de bactérias. Duas estratégias simples podem ajudar na saúde da pele: a limpeza e a hidratação.

Limpeza • Uma limpeza adequada ajuda a manter a pele do bebé livre de irritantes, como a saliva, secreções nasais, urina, fezes e patogénicos. Na maioria dos casos, usar apenas água durante o banho não é suficiente para uma limpeza eficaz. Poderá optar nos primeiros meses por um produto já em espuma ou mousse para facilitar a lavagem. Limpe suavemente as zonas mais sensíveis, como o pescoço, axilas, zona da fralda e entre os pequenos dedos. O banho deve ser breve, em água morna, e a secagem deve ser gentil, sem esfregar a pele.

Hidratação • O uso de um produto hidratante preserva e melhora a função de barreira da pele, fornecendo água e lípidos para a estrutura, ajudando a prevenir a perda de água. A escolha de um produto de hidratação pode variar consoante a época do ano: um creme na época mais seca e uma loção quando o tempo está mais húmido.

Deverá ainda ter algumas precauções, como, por exemplo, evitar a exposição solar nas horas em que os raios ultravioletas são mais intensos e proteger a pele do bebé com roupa adequada, tal como chapéu com aba. Pergunte ao pediatra quando deverá começar a utilizar um protector solar no seu bebé.

Escolhas conscientes

Depois de percebermos os cuidados acrescidos que devemos ter com a pele do bebé, tão suave e delicada, devemos também escolher um produto cosmético apropriado. A escolha deverá ser reflectida e informada, sempre centrada na qualidade do produto.

Cosmética biológica

Na escolha de um produto cosmético para o bebé deve dar preferência a produtos hipoalergénicos, sem perfume, que utilizam ingredientes de origem natural e biológica. Esta será a melhor forma de cuidar da pele do seu bebé e também da sua.

Um produto cosmético biológico certificado garante uma preferência na utilização de ingredientes de origem natural e provenientes de agricultura biológica, a isenção de parabenos, corantes, perfumes e conservantes artificiais, petróleo e seus derivados.

Perante uma situação específica ou a presença de um problema de pele, deverá sempre procurar o conselho e recomendação do pediatra da criança, para melhor escolher os produtos cosméticos a utilizar, tendo em conta a situação em particular.

Artigo publicado na revista Kids Marketeer nº2 de Novembro de 2017.