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Está a viver um momento de mais stress no trabalho e a sua casa outrora pacífica é agora um local de conflito latente? Conheça os sinais que indicam o nível de stress da sua família e algumas medidas que pode colocar em práctica para alcançar a paz no lar.

Noites mal dormidas. Quando os níveis de stress sobem, o sono é um dos primeiros sinais de alerta. A falta de descanso deixa todas as pessoas mais irritadas e ansiosas. Para aumentar a probabilidade de uma noite mais descansada para toda a família, Tanya Altmann, pediatra da Academia Americana de Pediatria, aconselha a que toda a família se deite mais cedo meia hora.

Gritos. Para saber se o nível de stress da sua família está a aumentar use a audição. Quanto mais stressados estamos, menos tolerância temos e tendencialmente o volume de voz aumenta em todos os elementos da família. Tanya Altmann aconselha a que os pais suavizem a voz e diminuam o volume, assim como reservem mais tempo para estar com filhos. Explique aos mais pequenos que precisa de respirar fundo e de os abraçar. Segundo Altmann, esta é uma solução que diminui os níveis de stress tanto nos pais como nas crianças.

Diminuição do tempo em família. Quando os níveis de stress aumentam, a tendência é cada elemento da família isolar-se e passarem menos tempo em família. Os especialistas recomendam que se certifique de que está a transmitir aos filhos as “ferramentas” necessárias para lidar com situações stressantes. Por exemplo, se se sentir stressado, explique ao seu filho que vai tomar um banho quente para relaxar ou ler um livro. Solucione o problema em voz alta para que as crianças saibam como lida com a ansiedade.

Sistema imunitário vulnerável. Independentemente da idade, o stress afecta o corpo. Enquanto os adultos sentem pressão no pescoço, ombros e costas, as crianças podem queixar-se de dores de estômago. É recomendável que nestas alturas toda a família pratique uma alimentação saudável e faça exercício físico para protecção do sistema imunitário.

Sempre a correr. Sente que toda a família está a sentir ansiedade porque correm da escola para as actividades extracurriculares? Tanya Altmann aconselha pais e filhos a fazerem uma pausa e respirarem fundo 10 vezes em conjunto. Diz a especialista de que mais vale chegar atrasado, do que o seu filho não desfrutar da actividade porque está cansado de correr de um lado para o outro.