Pais, Professores, Educadores de Infância e Auxiliares de Educação podem inscrever-se numa das três Aulas de Suporte Básico de Vida Pediátrico que decorrem na manhã do dia 1 de junho – sábado – na Expo Torres, Oeste Infantil. Esta formação, promovida pela Unidade de Pediatria do Hospital CUF Torres Vedras, assinala o Dia Mundial da Criança capacitando adultos a identificar e agir perante episódios que podem colocar em risco a vida da criança.

A Coordenadora da Unidade de Pediatria do Hospital CUF Torres Vedras, Ana Serrão Neto, reconhece que estas aulas podem evitar situações dramáticas, que ocorrem em casa ou na escola, e acredita que «se ensinarmos aos pais, educadores, assistentes operacionais e avós os princípios básicos de reanimação estamos a contribuir para a saúde infantil», disse em comunicado de imprensa. Aliás, «em alguns países é comum ensinar aos pais manobras elementares de reanimação e primeiros socorros para desengasgar uma criança», acrescenta a responsável.

Com efeito, ao transmitir conhecimentos que podem ajudar a salvar as vidas das crianças no seu Dia Mundial é afirmar que esta está no centro das nossas prioridades. A pediatra Ana Serrão Neto defende, ainda, que se trata de um reforço da «verdadeira colaboração necessária entre profissionais de saúde e cuidadores».

A ação consiste numa aula teórico-prática de Suporte Básico de Vida Pediátrico, com duração de 1hora, que é administrada pelos profissionais de saúde da entidade responsável pela formação, ensino e investigação de todas as unidades de saúde CUF.

No final, os participantes recebem um certificado que tem validade curricular. A inscrição é gratuita e obrigatória, está limitada a 192 lugares disponíveis. Os participantes devem inscrever-se, também, no turno em que pretendem participar.

A formação encontra-se disponível nos seguintes 3 horários:

1º Turno 09h30 – 10h30

2º Turno 10h45 – 11h45

3º Turno 12h00 – 13h00