A Teckies, startup inovadora na área da tecnologia aplicada à educação, vai desenvolver uma série de workshops, em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lisboa (BLX), para as famílias portuguesas aprenderem a construir, programar e manipular robôs.

Estes workshops baseiam-se na interacção com um robô humanoide, o JD da EZ-Robot, capaz de seguir ordens, apanhar objetos, falar e até cantar. Cada família – um adulto e uma criança – terá acesso a um robô e poderá programá-lo à sua medida, com um software específico, que lhes será dado a conhecer pela equipa formadora.

Durante três horas, pais e filhos têm de completar um processo de forma autónoma, que começa na construção do robô (a partir do zero) e ligação das várias partes, até à programação dos comandos. Os desafios começam pela programação do robô para dizer um simples adeus, depois para reconhecer cores, rostos ou até para colocá-lo a executar movimentos complexos, como uma cambalhota ou o pino.

Para as Bibliotecas de Lisboa, esta é, também, uma oportunidade de partilhar conhecimento de uma forma diferente e inovadora.

Os workshops têm lugar aos Sábados, a 2 e 23 de Março, nas bibliotecas de Belém e da Penha de França, respectivamente, e a 6 de Abril na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras. A iniciativa requer inscrição prévia e as atividades são indicadas para todas as idades, a partir dos 7 anos.