Uma carta aberta, que foi enviada ao Ministério da Educação e às escolas do 1º e 2º ciclo, desafia as crianças a refletir sobre o significado da palavra inclusão às escolas, pais e filhos. A missiva, que tem o objetivo de promover a inclusão na sociedade, foi enviada pela marca de roupa infantil portuguesa, Zippy, procura ainda contribuir para a consciencialização das novas gerações.

O título “One Big Famíly” (Uma Grande Família) desta carta aberta sugere que a reflexão sobre a palavra inclusão seja um exercício de partilha e troca de ideias. Além de poder ser também materializada numa expressão concreta, como um desenho, uma colagem, um vídeo, uma música ou qualquer outro formato. A Zippy desafia que os trabalhos sejam divulgados à comunidade, nomeadamente online, utilizando a hastag #leanonme.

Este desafio surge no seguimento do lançamento do hino da Zippy, que juntou 49 crianças de várias partes do mundo para uma campanha global, a qual tem por base a letra da música Lean on Me, de Bill Withers. A marca decidiu procurar crianças no mundo inteiro cujos nomes ou apelidos reais compusessem a letra da canção original, celebrando a diversidade, a tolerância e a inclusão.

Após três meses de um casting mundial, em que foram contactados mais de 450 agentes de talento, centenas de clubes desportivos infantis e milhares de pais com os nomes ou apelidos certos para compor a letra da canção, a Zippy conseguiu reunir em Londres as crianças que deram vida à letra e música.

Sob a nova assinatura “we go together”, a primeira campanha global da Zippy pretende reforçar a ideia de que apenas juntos, com as nossas diferenças, a vida faz sentido. A marca mostra assim que defende uma visão holística de inclusão, parceria e amizade.