A chegada do bebé a uma família altera toda a rotina e estrutura do lar. Todos têm de se adaptar a uma nova realidade, inclusive o seu animal de estimação. Deixamos-lhe aqui algumas recomendações sobre a melhor forma de apresentar o novo elemento da família ao animal de estimação.

– Os cães utilizam o olfacto para compreender o mundo; por isso, nada melhor do que recorrer a este apurado sentido canino para fazer as apresentações. Enquanto a mãe e o bebé estiverem na maternidade, traga roupa já utilizada pelo bebé e dê ao cão para ele começar a familiarizar-se com o cheiro da criança.

– Lave também a cama do cão com o mesmo detergente com que lava a roupa do bebé. Desta forma, ambos vão partilhar o mesmo cheiro.

– Quando a mãe e o bebé chegarem da maternidade, a mãe deve dedicar alguns momentos a cumprimentar o animal (cão ou gato) enquanto o pai ou algum familiar segura o bebé. Esta medida serve para evitar que o animal sinta ansiedade e que não se sinta confortável na presença do bebé.

– De forma gradual, apresente o bebé ao animal. Permita que cheire a criança, mas não force a aproximação. Aja com tranquilidade e encoraje, com muito carinho, a aproximação entre os dois.

– Nunca corrija um comportamento do animal com agressividade na presença do bebé para que este não seja associado a eventos negativos.

Com tranquilidade e muito carinho, em breve o seu bebé e animal de estimação vão ser os melhores amigos.