Há cerca de um ano, formou-se uma parceria escandinava, entre os dinamarqueses do Grupo Lego e os suecos do IKEA, que uniram esforços criativos e partilharam conhecimento e experiências para, assim, criarem novas soluções para facilitar a brincadeira em todos os cantos da casa.

Uma pesquisa das duas empresas demonstrou que as crianças precisam de mais tempo para brincar com os pais. Ao mesmo tempo, os pais acreditam que brincar é essencial para a felicidade e bem-estar das crianças e que a falta de espaço é um grande impedimento. Assim, surge a Bygglek, que se prevê estar à venda a partir de 2020.

Para possibilitar a brincadeira por toda a casa, com pausas, uma solução intergeracional é necessária. Além disso, as diferentes divisões necessitam de diferentes soluções, que podem mudar de acordo com as diferentes fases da vida da família.

Esta nova divisão pretende quebrar diversas barreiras na altura de fazer a brincadeira acontecer, enquanto as agendas cheias e os trabalhos de casa não ajudam a criar tempo. As diferentes perspetivas podem levar as crianças a pensar que as regras dos seus pais são feitas para os impedir de brincar. Os pais, por sua vez, sentem que uma casa desarrumada os impede de desempenhar as suas tarefas diárias. A ambição do IKEA e do Grupo Lego é superar estes obstáculos, na hora de brincar, ao mesmo tempo que se respeitam as tarefas do dia-a-dia.