Tem início a 2 de Março, o curso livre em Livro Infantil para Pais, na Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Este curso foi lançado com o propósito de ajudar os pais a selecionarem os primeiros livros para os seus filhos. As candidaturas fecham a 22 de Fevereiro.

Este novo curso é dirigido, em especial, aos familiares de crianças até os 10 anos e conta com o apoio da APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.

A premissa por trás da criação desta nova formação foi a importância que desempenham os primeiros livros para a formação do gosto e da sensibilidade da criança. Também, por isso, a formação conta com a participação do psicólogo Eduardo Sá, que fundamenta a relevância dos livros infantis na vida das crianças.

Nas aulas, além do diálogo e reflexão realizados, semanalmente vai ser proposta a leitura, partilhada com as crianças em casa, de uma obra. Assim, o docente vai orientando a criação de uma biblioteca básica.

A formação é, posteriormente, completada por três workshops sobre Mediação de Leitura, para que os participantes ponham em prática os conhecimentos adquiridos. Todos os participantes recebem, ainda, ferramentas-base relacionadas com a expressão corporal e a colocação de voz.

As candidaturas ainda estão abertas e pode consultar informação adicional aqui.