No âmbito do Dia Mundial da Internet (17 de maio), a Revista Kids partilha cinco dicas importantes para manter os seus dados mais seguros, no mundo tecnológico da atualidade.

Isto porque os ciberataques são uma realidade complexa, perigosa e, cada vez mais, frequente nos dias de hoje. Assim, é da maior importância que as pessoas revejam as suas próprias políticas de segurança da informação, para se protegerem deste tipo de ataques.

1 – Defina passwords seguras

Uma boa prática é criar passwords que contenham, pelo menos, 10 caracteres, incluindo números, símbolos, maiúsculas e minúsculas, devendo ser alteradas regularmente. As passwords devem ser pessoais, intransmissíveis e não devem estar escritas em locais visíveis ou de acesso comum a um grande número de pessoas.

2 – Faça backups da informação importante

A implementação de uma boa política de backups pode literalmente salvar informação, não só no caso de ciberataques, mas também em casos de desastre natural ou roubo. Tenha também as conhecidas como cópias de segurança regulares guardadas em diferentes sítios. Com os preços de armazenamento em cloud cada vez mais acessíveis, esta pode ser uma boa solução.

3 – Use um bom antivírus

Uma boa solução de antivírus é uma das melhores formas de proteger a sua informação. Antes de escolher o software, pesquise e veja o que mais se adequa às suas necessidades.

4 – Mantenha os equipamentos com as mais recentes atualizações de segurança

Os hackers podem entrar na sua rede informática através de aplicações ou equipamentos com versões de software desatualizadas que possam conter vulnerabilidades conhecidas. Por isso, é importante instalar as mais recentes atualizações de aplicações, sistemas operativos ou firmware de equipamentos como routers ou switchs de rede.

5 – Aprenda a detetar e a evitar os perigos

Saber como reagir e estar alerta para potenciais perigos é a melhor forma de lidar com ameaças de cibersegurança, além de ser fundamental ter uma primeira linha de defesa mais sólida. Um simples clique numa hiperligação de um e-mail que pense ser fidedigno, pode comprometer a sua segurança digital. Tenha cuidado com os sites de origem duvidosa, não abra ficheiros de origem desconhecida, nem partilhe informação pessoal com desconhecidos.