Depois de aprovada a nova legislação que permite a entrada de animais em estabelecimentos e nomeadamente “em espaços fechados” sinalizados, muitos foram os restaurantes, hotéis e até lojas e praias que aderiram. Para ajudar os donos a encontrarem locais em que admitem a entrada ou estada de pets, existe a plataforma PetsWelcome.pt, um guia muito completo para quem quer levar sempre consigo o seu “melhor amigo”, seja apenas para um passeio ou mesmo para um almoço ou umas férias, com sugestões para “Comer&Beber”, “Lazer”, “Viajar” e “Serviços”.

Mais recentemente foi também criada uma coleção na Zomato em colaboração com a Purina onde são dadas dezenas de opções de cafés e restaurantes na zona da Grande Lisboa e Grande Porto, onde os amigos de quatro patas podem ir partilhando assim as refeições em família, tornando-as mais divertidas e agradáveis.

Em qualquer dos casos, basta consultar para encontrar o destino onde donos e animais são sempre bem-vindos e é ainda possível dar sugestões e fazer comentários, uma forma de enriquecer a informação já disponível.

 

Mais de 600 spots onde os pets são welcome

Só em PetsWelcome.pt há mais de 100 cafés e esplanadas, 80 restaurantes e perto de 270 alojamentos disponíveis, além de oito dezenas e parques e jardins onde os mais pequenos podem também brincar e correr com os seus amigos de quatro patas. Encontram-se opções para todos os gostos e bolsas, incluindo luxuosos cinco estrelas e parques de campismo, e agora que as férias se aproximam não faltam sequer as esplanadas e hotéis à beira-mar, assim como 65 praias (mar, rios e albufeiras) onde donos e animais podem nadar.

Nesta plataforma, pode encontrar ainda um conjunto de serviços dedicados aos melhores amigos de quatro patas, desde veterinários a banhos e tosquias. Entre eles, há inclusive várias sugestões de escolas que os ensinam e treinam para que saibam comportar-se à altura.

Com toda esta informação, cabe aos donos – pequenos e graúdos –  garantir as melhores condições para que os seus pets se sintam bem-vindos por parte de todos aqueles que partilham o mesmo espaço. E há cinco regras básicas que devem sempre lembrar antes de se sentarem num restaurante ou café:

– levem-no a passear para que fique mais tranquilo;

– levem-lhe um snack e um brinquedo para o manter entretido;

– tenham sempre água disponível para ele;

– nunca o deixem sozinho;

– se ele se mostrar nervoso, tranquilizem-no e assegurem que se mantém confortável.

A não esquecer também que, em locais fechados (como restaurantes, por exemplo), eles não podem circular livremente. A legislação diz trela curta e passagem proibida para as zonas de serviço e para as áreas onde existem alimentos.

Tranquilos, confortáveis, entretidos e acompanhados, os melhores amigos estarão felizes e podem andar juntos por todo o lado.

Sabia que…

Mais de metade dos lares em Portugal tem um animal de companhia? Eram 56% em 2016. E que 47% e 49% dos donos de um cão e gato, respetivamente, veem-nos como membros da família?

A nova legislação põe fim a algumas das limitações com que alguns pet lovers se viam confrontados para ter um animal. Quem sabe, se com tantos roteiros para fazer juntos, não haverá mais famílias a integrar um novo membro. Há muitos para adotar, basta lembrar que só os centros de recolha oficiais em Portugal recebem, por ano, cerca de 30 mil.