Este programa estruturante de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo é dirigido a jovens estudantes do Ensino Superior. O Roteiros e Oficinas do Empreendedorismo está incluído no projeto Gera Talentos e é promovido pela Fundação da Juventude e cofinanciados pelo Fundo Europeu de Apoio ao Desenvolvimento Regional (FEDER), através do COMPETE 2020 – um programa operacional Competitividade e Internacionalização 2014-2020, do Acordo de Parceria PORTUGAL 2020.

Os Roteiros do Empreendedorismo têm como objetivo promover o desenvolvimento de competências empreendedoras, o desenvolvimento do espírito de iniciativa e a motivação pelo empreendedorismo, através de sessões de capacitação dinamizadas por agentes de capacitação e consultores especializados. Nestas sessões (90 minutos cada), os jovens são motivados e informados sobre as possibilidades e a oferta de serviços de apoio ao empreendedorismo, além de diferentes formas de inovação e de empreender ao longo da vida.

As Oficinas de apoio ao Empreendedorismo vão trabalhar na capacitação dos jovens empreendedores para os passos necessários à criação de uma empresa e dotá-los de ferramentas de gestão empresarial desde a fase da validação da ideia até à definição do plano de negócio. Estas sessões têm uma duração de 180 minutos cada, são ainda abordados temas específicos da realidade da gestão das Pequenas e Médias Empresas (PME) – fornecedores, clientes, recursos humanos, comunicação e marketing, vendas, financiamento, acesso a redes, propriedade intelectual e direitos de autor, entre outras áreas de interesse.

As inscrições podem ser realizadas no site do Gera Talentos.