O novo livro infantil da ASA pretende inspirar as raparigas a interessar-se pela CTEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A sua autora, Komal Singh, uma cientista da Google, esteve presente esta terça-feira, dia 4 de junho, na Feira do Livro de Lisboa num debate em torno do livro “Ara, a Engenheira das Estrelas”.

Antes do lançamento do livro, a gestora de programas de engenharia do Google explicou que quis mostrar à sua filha o que era ser engenheira, mas não só não encontrou no mercado nenhuma publicação que contrariasse a ideia da menina de que todos os engenheiros são homens, como só descobriu livros de princesas. Segundo Komal Singh, os livros «de histórias e a comunicação social dão pouco protagonismo a modelos de mulheres na área das tecnologias com as quais as raparigas se possam identificar e que desejem imitar».

Ara é uma menina de seis anos, que gosta de números com muitos zeros e está decidida a contar as estrelas no céu. Esta personagem nasceu para combater, precisamente, a combinação dessa ausência de histórias, modelos para as raparigas, com «os nossos preconceitos inconscientes, que tende a fazer com que as raparigas acreditem que ser excelente a Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática [CTEM] é uma capacidade inata em vez de ser adquirida».

A personagem principal da obra embarca numa viagem ao lado da sua andróide, Deedee, pelos locais onde as linguagens da modernidade são inventadas. No Complexo da Inovação encontra mulheres que se dedicaram às CTEM, quatro pioneiras da tecnologia inspiradas em engenheiras reais da Google: Kripa Krishnan – a solucionadora de problemas -, Parisa Tabriz – a inovadora -, Diane Tang – a comandante da codificação – e Marian Croak – a reparadora. No final, em conjunto, descobrem o algoritmo do sucesso: Coragem + criatividade + código + colaboração = diversão.

Esta história introduz, de uma forma divertida, conceitos informáticos que poderão, mais tarde, ser explorados através dos recursos que estão no caderno que acompanha este livro e no website do livro.