O Jardim Zoológico, em parceria com a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica (JFSDB), desenvolve um novo projeto enquadrado na educação para a conservação – o Clube da Natureza. Este é dirigido à comunidade e tem início marcado para o dia 19 de maio, em comemoração do Dia Internacional da Família.

Vencedor do prémio da Associação Mundial de Zoos e Aquários (WAZA), no âmbito da “Nature Connect Grant”, este novo projeto tem o objetivo de desenvolver diversas iniciativas gratuitas nos espaços verdes da Freguesia de São Domingos de Benfica onde o Jardim Zoológico se insere. Um passaporte será distribuído às famílias, onde podem registar o trajeto da sua viagem pelos espaços verdes a percorrer, que as pode incentivar a contactarem diretamente com a natureza e apoiarem a sua conservação.

O Clube da Natureza traz, assim, ao Dia Internacional da Família a atividade “Árvores com História”, uma atividade gratuita com necessidade de inscrição prévia, que desafia as famílias a plantar uma árvore no Parque Bensaúde, em São Domingos de Benfica. O Jardim Zoológico prevê ainda plantar cerca de 100 árvores, posteriormente identificadas com o nome das famílias que as plantaram, para poderem acompanhar o seu crescimento.

Além disso, esta ação visa o fortalecimento da relação entre os adultos, as crianças e a natureza, através da plantação de oliveiras, medronheiros e carvalhos, com o objetivo de tornar esse espaço verde em algo único na cidade.

No âmbito do projeto Clube da Natureza, cada família é acompanhada por Educadores do Jardim Zoológico, e pode participar em atividades pedagógicas complementares que não têm uma data fixa para a sua concretização e que pretendem levar os participantes a desfrutar da proximidade com a natureza de forma autónoma.

O projeto Clube da Natureza termina no dia 16 de fevereiro de 2020, com um evento no auditório do Jardim Zoológico, onde serão entregues prémios para distinguir as famílias mais empenhadas – desde bilhetes para o Zoo, descontos e Sábados Selvagens.