Portugal recebeu a primeira loja mundial de produtos biológicos a granel JusteBio. A marca francesa aproveitou a efeméride do passado domingo (7 de abril) – Dia Mundial da Saúde – para relembrar as principais vantagens de consumir produtos biológicos.

Com efeito, a agricultura biológica privilegia a diversidade das sementes e das variedades locais. Além disso, minimiza a libertação de produtos tóxicos para o ecossistema contribuindo para a reversão do aquecimento global. Graças à ausência de resíduos de pesticidas e outros produtos químicos, os produtos biológicos, promovem uma alimentação mais saudável e natural. Como tal, os produtos biológicos são mais nutritivos.

Os alimentos biológicos possuem habitualmente mais vitaminas, minerais essenciais, hidratos de carbono e proteínas em comparação com os produtos mais “industriais” ou processados, além de o nível de água presente nos produtos bio ser menor e portanto terem um sabor mais autêntico.

O que é a produção biológica?

Um sistema de produção de base ecológica, que recorre ao uso de práticas agrícolas amigas da fertilidade do solo, do equilíbrio e da diversidade do ecossistema agrícola. Não esquece, também, a qualidade ambiental, tal como o bem-estar animal e a saúde humana.

Logo, a agricultura biológica não usa pesticidas ou fertilizantes químicos, antibióticos, hormonas de crescimento ou aditivos alimentares. Os alimentos bio também não são geneticamente modificados.