No Natal passado o Lidl Portugal começou a aprofundar a sua acção de promoção de estilos de vida saudáveis, em alerta para a necessidade de se respeitar o sono, essencial ao bem-estar de toda a família. Procura agora reavivar a tradição de contar histórias para adormecer, capazes de estreitar laços emocionais e afetivos, além de favorecer um melhor ambiente familiar.

A mobilização da comunidade em torno da campanha solidária de Natal do Lidl Portugal, de apoio à Associação Nuvem Vitória, permitiu agora contar histórias para adormecer a crianças hospitalizadas. Porque o sono em qualidade é uma garantia fundamental à sua recuperação. O movimento em torno desta acção social, durante a época natalícia na cadeia de supermercados, possibilitou ainda a entrega agora 146 mil euros a esta instituição, que aprovou o alargamento da intervenção a mais 10 instituições, entre hospitais e IPSS, de norte a sul do país, ao longo dos próximos dois anos.

Primeira intervenção

Em comemoração do Dia Mundial do Sono, dia 15 de Março, foi aberto o primeiro núcleo resultante deste apoio, no hospital de Braga. Esta entrada permite chegar a 30 camas, que se pode traduzir na realização de 660 ações por mês, cerca de 7 900 crianças internadas ao longo de um ano.

Com o envolvimento de quase uma centena de voluntários, que dão mais de 3 mil horas de voluntariado à pediatria do Hospital Braga, são contadas uma média de 9 mil histórias para adormecer. Para além de Braga, a atividade da Associação Nuvem Vitória é também alargada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que chega a mais 16 camas, com impacto em 3100 internamentos e contabilizando mais 1056 horas de voluntariado por ano.

A partir desta imagem (clique em cima da imagem) vai poder ter acesso a uma nova plataforma digital, em que todos os portugueses poderão encontrar ajuda para adormecer as crianças, com o acesso a várias histórias. Este é um projecto da Associação Nuvem Vitória, em parceria com os contributos dos clientes Lidl.

Além do aumento da área de intervenção da associação Nuvem Vitória, é hoje apresentada, com o apoio do Lidl Portugal, a plataforma digital, que pretende ajudar todos os portugueses, levando a casa das famílias toda a informação relevante sobre o sono, que estas possam necessitar.

Questões como: os espaços onde dormimos, as patologias mais frequentes, os hábitos que não nos deixam dormir e as rotinas para adormecer, sem esquecer os mais recentes estudos científicos, são assuntos que poderão ser explorados neste projeto da Associação Nuvem Vitória, em parceria com a Associação Portuguesa do Sono e a Direção Geral de Educação, e um Conselho Consultivo composto por médicos, psicólogos e outros especialistas.