Gastar menos em energia e ajudar a proteger o ambiente deviam ser preocupações de todos. A Comissão Europeia, através de uma iniciativa, encoraja os portugueses a aprender e a agir para poupar energia com algumas sugestões simples.

Milhares de portugueses (4300) visitaram a exposição interativa de energia em Lisboa e no Porto quando a iniciativa foi lançada, em setembro. Desde então, 61 241 pessoas visitaram a página online da iniciativa.

A iniciativa teve um acolhimento muito positivo por parte quer de parceiros nacionais quer dos cidadãos. De acordo com um inquérito efetuado durante a exposição interativa de energia em Lisboa e no Porto, mais de 90% dos visitantes afirmaram estar disponíveis para fazer pequenas alterações na sua rotina diária para proteger o ambiente e poupar energia.

Grande alcance da iniciativa, também, graças aos novos materiais educativos

Além da exposição interativa itinerante, a iniciativa teve outras atividades digitais e mediáticas. Assim, foi preparado um conjunto de materiais educativos digitais, pela Comissão Europeia, para ir ao encontro do público em idade escolar.

Esta ajuda adicional para pais e professores falarem com os estudantes, sobre eficiência energética ou o consumo responsável de recursos, incluiu uma apresentação em PowerPoint, um infográfico que apresentam sugestões de eficiência energética e uma banda desenhada.