No âmbito do Dia Mundial da Visão, que se assinala dia 10 de Outubro, uma equipa de 6 pessoas está preparada para fazer 600 rastreios de optometria a crianças moçambicanas em Nampula e na cidade da Ilha, em Moçambique. Esta missão de diagnóstico de problemas de visão, que resulta da parceria entre a MultiOpticas e a Helpo, realiza-se até dia 19 de Outubro.

Durante duas semanas, um conjunto de escolas primárias, secundárias e universidades das comunidades onde a Helpo trabalha na região de Nampula e da cidade da Ilha vai receber esta equipa, que realizará rastreios visuais para identificação de necessidades de correção. Em função do diagnóstico, as crianças, jovens, professores e famílias que necessitem, vão receber óculos graduados.

De junho a agosto, as lojas MultiOpticas recolheram junto dos seus clientes e visitantes armações e óculos usados, que classificou, limpou e arranjou, dando-lhes a possibilidade de ajudar quem precise.

A Universidade de Lúrio, instituição de ensino superior pública, com a sua sede estabelecida na cidade de Nampula beneficiará, também, da oferta de 4 máquinas de apoio ao seu curso de optometria e de 2 estágios em Portugal para 2 dos seus melhores alunos, já em janeiro. Esta iniciativa conta ainda com a participação do jovem empreendedor e promotor do empreendedorismo André Leonardo, que dará palestras de incentivo na Universidade.