Em Abril, celebra-se a Páscoa e a Primavera, que está a acabar de chegar, traz de volta as cores e os aromas da paralisia invernosa. A duração dos dias cresce e o regresso do bom tempo fazem com que a pausa da quadra pascal seja a altura ideal para reviver os prazeres da vida ao ar livre.

Com efeito, os parques e monumentos de Sintra têm propostas para o fim-de-semana pascal, que deve ter em conta. A 20 de Abril, sábado, o programa “Aqui Há Burro!”, que acontece regularmente na Tapada de D. Fernando II, junto ao Convento dos Capuchos, todos os sábados do mês, às 10h00, 12h00 e 15h00, tem sessões especiais para assinalar esta época festiva.

Crianças e adultos são convidados a interagir com os afáveis burros, numa atividade que revela aspetos menos conhecidos destes simpáticos animais. No final, todos desfrutam de um agradável passeio pela floresta de Sintra, onde se realiza uma divertida caça aos ovos, entre outras surpresas.

No mesmo dia (20 de Abril), às 11h00, há “Famílias na Floresta”, na Quintinha e Tapada de Monserrate. Nestas sessões, implementadas pela Parques de Sintra e pela Movimento Bloom, promove-se a religação das crianças e das suas famílias à natureza. O objetivo é estimular a aquisição de competências individuais e coletivas, a criatividade, o espírito de equipa, a cumplicidade, a valorização e o respeito pelos outros e pela biodiversidade.

A última proposta para este fim-de-semana da Páscoa, também, tem lugar a 20 de Abril. “Do Parque à Tapada: a Natureza em Sintra e em Mafra” começa às 10h00 na Tapada de Monserrate e às 14h30 na Tapada Nacional de Mafra. A viagem entre o passado e o presente destas singulares áreas florestais mostra como o seu futuro depende da participação de todos na sua proteção.