A icónica boneca Barbie acaba de lançar o “Programa Escolar Tu Podes Ser O Que Quiseres” com o objetivo de “influenciar positivamente as crianças portuguesas e de mostrar-lhes o “potencial infinito das mulheres”, como avança a Mattel em comunicado.

Lançado no âmbito da iniciativa global “Dream Gap”, o projeto fornece material didático para ser utilizado nas salas de aula, assim como oferece a oportunidade a três escolas nacionais, em 2020, receberem a embaixadora da marca, Mariana Monteiro, para um momento inspirador.

Já disponível online, o programa disponibiliza várias unidades pedagógicas, dinâmicas de grupo e desafios de investigação, a que os professores vão poder aceder gratuitamente. O objetivo é transmitir às crianças a mensagem de que podem sonhar e fornecer-lhes as ferramentas e conhecimento necessários para aumentarem a sua autoconfiança, seguirem os seus sonhos e concretizarem os seus objetivos. A iniciativa pretende ainda lutar contra estereótipos de género, mostrando às crianças a importância e relevância do papel da mulher na história do país.

As escolas que queiram participar no concurso educacional e receber a Mariana Monteiro, devem criar e submeter um poster motivacional com quatro personalidades femininas da sociedade moderna, onde pelo menos uma seja portuguesa, que se tenham destacado em quatro áreas-chave: cultura, ciência, desporto e política. As inscrições são abertas no próximo dia 16 de dezembro 2019 e decorrem até 21 de fevereiro de 2020. A 28 de fevereiro do próximo ano, a Mattel anuncia as escolas com os projetos vencedores. Para mais informação sobre as condições de participação, consulte o site da iniciativa.