Alguns temas prementes na sociedade contemporânea, – violência, bullying, outras questões de comportamento e burnout -, que afetam os profissionais de educação e, consequentemente, os jovens, podem provocar distúrbios mentais.

Ora, a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica, no Porto, promove a sessão do “Aprender a Educar – Programa para Professores e Educadores”. Um dos temas que visa ajudar os educadores é o “Mindfulness para professores: Ensinar de fora para dentro”.

Esta técnica de meditação baseia-se na concentração do presente, com o objectivo de reduzir o stress e regular os estados emocionais. Dadas as muitas incertezas que podem afetar os professores, a necessidade de reconsiderar o bem-estar, físico e mental destes profissionais torna-se imperiosa, para criar um ambiente benéfico à aprendizagem.

A sessão que decorre no campus Foz da Universidade Católica, do Porto, conta com uma parte prática, em que os professores terão uma experiência de mindfullness e está agendada para amanhã, dia 30 de Janeiro, às 18h00.

Aqui pode encontrar mais informações.