Se já está a pensar nas prendas e nos preparativos para uma festa cheia de magia, em que reinam o espírito natalício e solidário, então estas orientações da Sociedade Ponto Verde são para si. É possível divertir-se e tratar bem o ambiente.

Decore a árvore de Natal, monte as luzes e tenha uma mesa cheia de doces, mas atente nestas dicas para ter um Natal mais feliz e mais ecológico.

Quando vai às compras…

Desloque-se a pé ou de bicicleta. Aproveite o momento para fazer exercício e, quem sabe, ainda consegue fugir às filas de trânsito. Leve um saco para trazer tudo e, assim, evita o desperdício de mais sacos.

Surpreenda e ofereça postais de Natal

Presentes personalizados têm um maior peso sentimental e uma maior duração na memória de todos. Reutilize revistas, jornais e cartolinas para fazer o seu próprio postal de Natal. Com botões, laçarotes ou outros materiais que tenha por casa faça a sua prenda. Presentes originais são raros e por isso têm um maior valor, especialmente para quem os recebe.

Decore a sua árvore de Natal

Com a decoração do ano passado, consegue sempre ter a melhor solução ambiental e ainda poupa uns euros do seu orçamento para esta quadra festiva. No entanto, se optar por uma nova, troque com amigos e/ou familiares. Pode ainda renovar a sua iluminação com luzes LED, mais amigas do ambiente.

Guarde os embrulhos dos presentes

E aproveite-os para guardar os deste ano. Se preferir ainda pode usar revistas e jornais antigos para embrulhos personalizados. Este ano sugira aos restantes familiares que façam o mesmo e não desperdicem os embrulhos. No mínimo, lembre-se que papel é no ecoponto azul e embalagens de plástico é no amarelo.

Tenha uma mesa em conta e nada de exageros

Ajude a sua família a fazer uma lista de compras. Não vale a pena comprar em exagero, para no final ter uma mesa cheia de desperdícios. Assegure-se que têm o que é suficiente para uma noite feliz.