Há certas atividades físicas benéficas para o desenvolvimento de todas as crianças. Contrariar o sedentarismo e combater a obesidade é algo muito importante, especialmente, em jovens idades.

Mas todos, miúdos e graúdos, podem tirar mais vantagens de fazer exercício físico. No entanto, para as crianças fazer exercício físico pode ser uma forma de desenvolver a sua coordenação motora e rítmica, fortalecer os músculos e melhorar o raciocínio lógico. Além de que o exercício físico, também, pode ser um estímulo à sociabilidade e competição saudável.

Estas são 4 sugestões de exercícios que todos conhecem e são benéficos para a saúde das crianças:

  1. Apanhada

Um dos jogadores fica com a função de “apanhar” e os outros fogem dentro de um espaço limitado. Quem for “apanhado” passa a apanhar os restantes jogadores.

  1. Corrida a três pés

Equipas de dois jogadores atados um ao outro (o pé esquerdo de um é ligado ao pé direito do outro). As equipas têm que percorrer um percurso combinado, como numa corrida tradicional. A equipa que chegar primeiro à meta ganha.

  1. Lenço

Duas equipas colocadas em extremos opostos do campo de jogo. Ao centro, o árbitro segura um lenço com o braço esticado. Em cada equipa, um jogador deve ter o seu próprio número (por exemplo, se a equipa tiver quatro jogadores, devem ser atribuídos números de “1” a “4”). Quando o árbitro chamar um número, os jogadores correspondentes de ambas as equipas devem correr até ao meio do espaço e tentar agarrar o lenço antes do adversário.

  1. Macaca

Desenhe uma sequência de quadrados (“casas”) no chão, que funcionam como uma ‘pista’ de saltos. O(s) jogador(es) deve(m) lançar uma pedrinha para o primeiro quadrado e saltar ao pé-coxinho para todas as outras casas (até ao final da pista e de volta ao início, exceto na casa onde está a pedra). No final, recolhe a pedra e lança-a para a segunda casa, repetindo toda a lógica anterior.

Perde quem se desequilibrar e pisar fora do quadrado.