Viver sem plástico é um alerta para o futuro

Will McCallum é o autor do livro Viver sem Plástico. O britânico é, ainda, o responsável pelos Oceanos, na Greenpeace do Reino Unido.

O livro manifesta-se sobre a quantidade de plástico produzida e a quantidade que acaba no fundo dos oceanos. McCallum sugere nesta obra como seria a nossa vida sem produtos de plástico. O autor britânico avisa que é tempo de unir esforços e de tentar excluir o plástico do nosso dia-a-dia.

Os números são inacreditáveis. Anualmente, estima-se que são produzidos 330 milhões de toneladas de plástico e que, por dia, entra no mar uma quantidade equivalente a um camião de lixo cheio de plástico. A conta anual ao plástico que acaba no mar cifra-se nas 12,7 milhões toneladas.

O autor dá pequenas sugestões que podem ter lugar na casa de banho, na cozinha, na sala, no local de trabalho e, não menos importante, nas festas das crianças. McCallum acredita que, dificilmente, esses pequenos gestos comprometem a alegria das crianças.

Viver sem plástico é um alerta para o futuroLê-se no livro, ainda, a recomendação do autor sobre a importância de explicar às crianças essas novidades, para que a festa não se transforme num mau momento para elas. E acaba por estar a consciencializá-las para os problemas à sua volta.

Este é apenas um pequeno momento em que pode eliminar ou reduzir a presença do plástico na sua vida. Pode cumprir muitos outros e em todos os momentos da vida.