Desde matemática a uma alimentação saudável, vai poder aprender-se mais, ou algo novo, sobre diversos assuntos. Como já era uma utilidade comum e popular no YouTube, a nível global, agora surge o YouTube Learning.

A propósito do Dia Internacional da Educação, que se comemora hoje, – 24 de Janeiro -, o YouTube revela como esta nova plataforma e os seus criadores têm tido um papel importante na educação do público. Este recente investimento de 20 milhões de dólares é uma prova de como a educação é uma prioridade para o YouTube.

Em Portugal, ao pesquisar pelo termo “aprender” no YouTube, nos últimos cinco anos, as principais consultas relacionados vão de aprender outros idiomas, tocar instrumentos musicais, a dançar diversos tipos de dança.

Todos os dias, a pedagogia dos vídeos que ensinam algo geram centenas de milhões de visualizações na plataforma. Os YouTubers mudaram a forma como as pessoas aprendem e facilitam o acesso ao conteúdo, de diferentes maneiras.

Alguns dos canais portugueses mais populares do YouTube que têm como objectivo partilhar o conhecimento com os seus subscritores:

 

As Canções da Maria

Maria Vasconcelos usa a música para ensinar diferentes assuntos aos miúdos;

Get Hands Dirty

Cristiana Felgueiras é portuguesa com um canal em inglês no qual ensina a construir com as próprias mãos — inclusivamente, renovar um apartamento;

Made by Choices

Um canal que fala de alimentação vegetariana e como aprender a comer melhor e a entender o que é colocado no prato;

MathGurl

Inês Guimarães aproxima o seu público da matemática, de uma forma simples e humorística;

J. Pereira – Art Carving

José Pereira ensina a fazer arte com frutas. Ele tem o seu próprio negócio e decora frutas para diferentes ocasiões especiais.